Declaração de imposto de renda pessoa física
Como todo ano, de março a abril, é chegada a hora de declarar o imposto de renda, ele é um tributo federal cobrado das pessoas físicas e jurídicas, aplicado sobre a renda recebida em um determinado período.
De modo geral, os contribuintes possuem 60 dias para acertar as contas com a Receita Federal. O atraso na declaração pode gerar uma multa de no mínimo 165,74, por isso é muito importante você verificar se está no grupo de obrigatoriedade para que não tenha problemas futuros com o fisco.
Declaração de imposto de renda pessoa jurídica
O Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ) é destinado às empresas, herança, e outros tipos de entidades e serviços que pagam imposto perante o lucro obtido no empreendimento, e todo ano as empresas tem que fazer essa declaração.
O IRPJ pode ser pago em modalidades diferentes, de acordo com o enquadramento da empresa, o faturamento, dentre outros critérios. O imposto de renda para PJ é declarado com base no valor real do lucro obtido pela empresa no período fiscal.
Empresas que se enquadram nesse caso podem pagar 15% sobre o valor do lucro mensal, trimestral ou anualmente.
Quem precisa declarar imposto de renda 2021?
É importante saber quais são as situações que obrigam fazer a entrega dessa declaração para a Receita Federal. As pessoas que receberam tributos acima de 28.559,70 durante o ano de 2020, como salários, comissões, férias, aluguéis de imóveis, etc.
Todos que venderam imóveis e obtiveram ganho nessa operação, mesmo que tenha comprado outro imóvel em um prazo de 180 dias e usaram da regra de isenção do imposto de renda.
Quem recebeu em qualquer mês, dinheiro por conta de alienação de bens ou realizaram operação em bolsas de valores, mercadorias, futuro ou semelhantes.
É interessante saber que nem todas as suas despesas poderão ser deduzidas de seu imposto final, porém, é importante incluir todas as informações necessárias para avaliar qual o melhor cenário para o seu caso.
Após terminar todo o preenchimento, confira se escolheu seu modelo de declaração, verifique também as pendências para garantir que nada tenha ficado pra trás e transmita sua declaração para a Receita Federal.
Quem está isento do Imposto de Renda?
Quem não se enquadra em nenhum desses quadros de obrigatoriedade ou que também foi declarado como dependente de outro contribuinte, fica isento de entrega.
Mesmo estando isento de obrigatoriedade, declarar suas despesas e rendimentos, pode ter muitas vantagens, tal como servir como comprovante de renda em financiamentos e empréstimos, ou garantindo restituição de imposto.
Lembrando que você só pode fazer uma declaração por CPF, sendo assim, se você for declarado como dependente de alguém, não será possível entregar suas informações novamente.
A Receita Federal possui uma lista de doenças, que isentam seus portadores de declarar o imposto, tais como: Tuberculose ativa, AIDS, cegueira, alienação mental, doença de Parkinson, etc.
Contup e o Imposto de Renda 2021
Ao fazer a declaração de imposto de renda da sua empresa, é importante procurar empresas ou profissionais de contabilidade qualificados, a Contup é uma empresa especializada que trabalha desde 1999, com profissionalismo e seriedade para o seu negócio. Conte conosco.